Sala de Aula

Portal de Educação - Notícias, Links, Formação, Literatura, Periódicos

quarta-feira, maio 10, 2006

Necessidades Educativas Especiais avaliadas em Congresso

Foi assim avaliado o recente Encontro Nacional por este prodígio da educação, de seu nome Valter Lemos:
Na sessão de encerramento de um congresso dedicado à Educação Especial, organizado em Lisboa pela Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, os dois representantes da tutela, juntamente com peritos em Ensino Especial, defenderam a importância da colaboração entre o Estado, os professores e a sociedade para melhorar os resultados escolares das crianças com NEE, resultados esses que, até ao momento, se podem considerar “fracos”, conforme notícia avançada pelo jornal Público on-line.O objectivo desta colaboração é alcançar uma maior igualdade de oportunidades entre todos os cidadãos, sem excepção; uma melhoria apenas possível, segundo Valter Lemos, através de uma “significativa e constante” melhoria do objectivo da escola inclusa. Para além disso, uma das conclusões do congresso aponta no sentido de se expandir a rede de parcerias com as autarquias, os serviços de saúde, as empresas e os encarregados de educação. Uma maior autonomia das escolas para "responder à diversidade", a preparação de todos os professores para lidar com alunos com Necessidades Educativas Especiais e a importância da intervenção precoce na infância foram outras conclusões do encontro. Segundo o secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, pretende-se que estas conclusões sejam colocadas em prática até ao início do próximo ano.(in http://www.educacao.te.pt/geral/index.jsp?p=16&idNoticia=5004)
Fica sempre bem deitar cá para fora estes pensamentos... e para o ano mais do mesmo, não?

2 Comments:

At 2:52 da manhã, Anonymous Cristina Pombal said...

"Para além disso, uma das conclusões do congresso aponta no sentido de se expandir a rede de parcerias com as autarquias, os serviços de saúde, as empresas e os encarregados de educação." Esqueceram-se da segurança social...:)Tantas frases bonitas mas as coisas continuam sempre na mesma. As Necessidades Educativas Especiais foram avaliadas em congresso???? No nosso país tudo se avalia e pouco ou nada se faz.
Resolvi entrar na sala de aula e gostei deste artigo, não podia deixar de comentar.

 
At 10:18 da manhã, Blogger Alberto Costa said...

E quando se faz, não se olha antes para a avaliação já feita. Porque o nosso trabalho é sempre melhor do que o do outro.

 

Enviar um comentário

<< Home