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sábado, abril 22, 2006

Educação Especial - Conferência Nacional

Educação Especial - Conferência Nacional
A Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular vai organizar nos dias 5 e 6 de Maio próximo, Escola Superior de Comunicação Social - IPL, uma conferência subordinada ao tema “Educação Especial Conferência Nacional”. Esta Conferência dirigir-se-á a todos os profissionais dos sectores da educação, da segurança social, da saúde, a ONG e a famílias.


§ Objectivos da Conferência:

Identificar os ajustamentos curriculares a introduzir nos cursos que asseguram a formação inicial e especializada de educadores e professores de forma a permitirem a sua preparação para o desempenho competente e uma actividade docente no quadro de uma escola inclusiva, suportada em práticas de ensino diferenciado.

Enquadrar a actual legislação, respeitante a todos os níveis de ensino, em coerência com os princípios da escola inclusiva.

Conceber e concretizar uma política coerente de intervenção precoce na infância concertada entre Estado, Organizações e Famílias, transversal na estratégia de actuação em matéria de política de prevenção, habilitação e reabilitação.

Perspectivar a nova e ampliada função das escolas de educação especial no sentido de apoiarem as escolas regulares a responder às necessidades individuais dos seus alunos.

Equacionar formas de trabalho em rede entre a escola e a comunidade local, de modo a garantir uma eficaz transição de jovens com necessidades educativas especiais para a vida activa.

Perspectivar formas de divulgação e de supervisão da utilização das TIC no âmbito da gestão curricular de alunos com necessidades educativas especiais.

Identificar níveis e formas de participação dos pais incentivando-os a participarem na acção educativa, em particular na construção de respostas às situações relativas à educação e ensino de crianças/jovens com necessidades educativas especiais. (in DGIDC)
  • Aparentemente interessante, embora o painel de intervenientes não prometa por aí além... Demasiado institucional, parece-me.